A Prefeitura de Catanduva foi contemplada, recentemente, com o projeto Bibliotecas Acessíveis e recebeu do Governo do Estado um kit completo para atendimento às pessoas com deficiência visual. Os equipamentos já chegaram e, brevemente, serão instalados na Biblioteca Embaixador Macedo Soares.
A conquista foi possível por meio de projeto enviado pelo município ao concurso Acessibilidade em Bibliotecas, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Secretaria da Cultura e coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo.
Em todo o Estado, foram selecionadas 62 bibliotecas – incluindo Catanduva. O kit contém um computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.
A intenção é tornar a biblioteca um espaço inovador e democrático. “O objetivo é promover aos deficientes visuais o acesso à informação com segurança, autonomia e conforto nas dependências da biblioteca. O espaço é fundamental para a difusão do conhecimento e, por isso, deve ser dinâmico e inclusivo”, afirma a diretora de Cultura, Cris Anovazzi.
Com a novidade, a Prefeitura dá mais passo no sentido de oferecer aos frequentadores ferramentas e equipamentos necessários à pesquisa. “Nas atividades do dia a dia, o ambiente deve ser preparado para as diferenças, de modo a permitir o acesso e a integração plena às suas instalações”, reforça.
Com acervo aberto e acessível a partir do site http://catanduva.phl-net.com.br, a Biblioteca Municipal conta com aproximadamente 61 mil exemplares de livros, 178 títulos de livros em braille e 175 títulos de audiolivros.
Serviço
A Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares compõe o Centro Cultural de Catanduva, situado na avenida São Domingos, 880. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3525-0911.
Fonte: Assessoria/Prefeitura